Shopping cart

A Security Magazine é uma publicação especializada - B2B - dedicada à segurança

TnewsTnews
  • Home
  • Actividades
  • Saúde
  • Hospital Garcia de Orta tem sistema de pulseiras electrónico para doentes em risco de fuga
Notícias

Hospital Garcia de Orta tem sistema de pulseiras electrónico para doentes em risco de fuga

27 de Março, 20242 Mins Read
57

O Hospital Garcia de Orta, em Almada, conta com um sistema de pulseiras electrónicas. Este sistema está em funcionamento desde Setembro, no serviço de urgência, e destina-se a doentes com risco de fuga. Em média dá três a quatro alertas por dia.

Numa nota enviada à agência Lusa, o Hospital Garcia de Orta, da Unidade Local de Saúde Almada-Seixal, do distrito de Setúbal, explicou que esta decisão foi tomada para evitar riscos de fuga de doentes com alterações psiquiátricas e/ou cognitivas.

Segundo a unidade de saúde, “a presença de doentes com alterações psiquiátricas e/ou cognitivas é uma realidade cada vez mais frequente nos serviços de urgência e o risco de fuga deste tipo de doentes é também maior, colocando em causa a sua integridade física”.

O serviço de urgência tem três a quatro possíveis locais de saída. Neste sentido, a entidade decidiu investir neste sistema. Desde o arranque do sistema, já foram utilizadas mais de 600 pulseiras.

Como funciona?

Uma vez aplicada, a pulseira activa sinais sonoros, luminosos e o encerramento de portas – externas e internas – sempre que ocorra uma tentativa de saída inadvertida. Para implementar o sistema, foi também criado um regulamento e definido um protocolo de actuação.

As pulseiras têm tecnologia de identificação por radio frequência e visam a protecção e segurança dos doentes.

A aplicação do sistema é sujeita a validação médica por parte da especialidade que observa o doente. Além disso, o hospital conta ainda com o controlo humano por parte dos profissionais de saúde e elementos da equipa de segurança.

Foto: Câmara de Almada

Comments are closed

Notícias Relacionadas