Shopping cart

A Security Magazine é uma publicação especializada - B2B - dedicada à segurança

TnewsTnews
Cibercrime

Empresa paga 75 milhões de dólares por ransomware

1 de Agosto, 20242 Mins Read
119

O grupo de ransomware Dark Angels recebeu um resgate de 75 milhões de dólares, segundo revela a Zscaler no Ransomware Report de 2024 do elaborado pelo ThreatLabz. É o maior resgate já recebido em toda a história do cibercrime, segundo o documento de 36 páginas publicado esta semana.

Segundo o relatório, no início de 2024, o ThreatLabz descobriu uma vítima que pagou ao Dark Angels esse valor, mas não a identificou.

O Dark Angels tem como alvo vários sectores, entre os quais saúde, governo, finanças e educação, mas recentemente foram registrados ataques contra grandes empresas industriais, de tecnologia e de telecomunicações.

O relatório da Zscaler observa que “a estratégia do grupo de mirar num pequeno número de empresas de alto valor para grandes pagamentos é uma tendência que vale a pena monitorizar. O Zscaler ThreatLabz prevê que outros grupos de ransomware tomarão conhecimento do sucesso do Dark Angels e podem adoptar táticas semelhantes, focando em alvos de alto valor e aumentando a importância do roubo de dados para maximizar os seus ganhos financeiros.”

O valor obtido é quase o dobro do maior pagamento de resgate conhecido publicamente. Somente em 2023, os pagamentos de ransomware ultrapassaram mil milhões de dólares, destacando o crescente impacto financeiro desses crimes cibernéticos.

O ataque de maior destaque conduzido pelo Dark Angels foi em Setembro de 2023, quando o grupo violou a Johnson Controls, um conglomerado internacional que fornece soluções para sistemas de automação de edifícios, entre outros serviços. A Dark Angels exigiu um resgate de 51 milhões de dólares, alegando ter roubado mais de 27 TB de dados corporativos e criptografado as máquinas virtuais VMware ESXi da empresa. Uma variante do ransomware RagnarLocker foi usada para criptografar os arquivos nesse ataque.

A relação entre o grupo RagnarLocker e o Dark Angels não é clara, mas o Dark Angels estava a usar esse ransomware antes da acção policial contra a RagnarLocker, que resultou na prisão de um membro importante em Outubro de 2023.

Comments are closed

Notícias Relacionadas