A segunda edição da conferência sobre segurança no retalho e grande, organizada pela Security Magazine, reuniu na passada semana mais de 160 profissionais e especialistas do sector em Lisboa.
Com um programa diversificado, tendo como tema central “Prever. Prevenir. Proteger. Visão integrada da segurança”, esta edição destacou-se pela ampla participação dos profissionais e pela qualidade das sessões e partilhas sobre os desafios e inovações do sector.
Mais de 30 especialistas, nacionais e internacionais, da área do retalho e da segurança partilharam as suas experiências e melhores práticas para enfrentar problemas como a prevenção de perdas, a utilização de novas tecnologias e estratégias de mitigação de riscos. Além da segurança física, amplamente debatida, os participantes puderam assistir a questões como a integração entre soluções digitais e física.
Nota para o envolvimento do ISAC do retalho e da distribuição PT, do CNCS, que nesta segunda edição se juntou através da dinamização de painéis dedicados à cibersegurança e segurança da informação.
Entre os destaques das sessões, foi reforçada a importância cada vez maior da Inteligência Artificial aplicada à segurança das lojas e a tendência crescente da sua aplicação na ajuda do combate a furtos e fraudes no retalho e nas lojas de grande consumo.
A troca de conhecimentos promovida foi essencial para a evolução do sector da segurança no retalho em Portugal, um dos sectores mais dinâmicos da economia, cujos desafios estão na ordem do dia. A Security Magazine procurou, uma vez mais, fortalecer parcerias e ajudar a construir um mercado mais preparado e inovador nesta matéria, aproximando profissionais e construído pontes entre as várias áreas do mercado.
Esta edição contou com o patrocínio da PowerSHIELD, Ajax, Axis, Prosegur Security, Huawei, Fujitsu, Lanaccess, Securnet, TXOne, Contera, Hikvision e Toworkfor e o apoio da Carinus e da Quinta Tapada do Barro.
O número de participantes superou as previsões iniciais, representando um aumento significativo relativamente ao número de participantes, sponsors e speakers da primeira edição. Porém, mais do que números, importa salientar a qualidade dos participantes e das partilhas realizadas, destacando-se o espírito colaborativo e de informalidade, aliado à componente profissional, tanto em termos de aprendizagem de novas visões como de estabelecimento de um importante networking estratégico.
A equipa da Security Magazine agradece a todos os oradores, patrocinadores e participantes que proactivamente se juntaram a esta iniciativa, permitindo uma maior dinamização do sector, assim como uma maior mediatização e crescente notoriedade do mesmo junto da sociedade civil e das entidades públicas e privadas, assim como dos seus gestores e líderes.
De facto, o sucesso do evento reafirma a importância de fóruns e encontros desta tipologia. Face ao sucesso alcançado, a Security Magazine realiza em Novembro de 2025 a terceira edição da conferência sobre segurança no retalho e grande consumo, com mais novidades. Fique atento às nossas redes. Para mais informações contacte a Security Magazine pelo geral@securitymagazine.pt
Leia a reportagem desenvolvida na próxima edição especial. Subscreva a nossa newsletter semanal e fique a conhecer a fotoreportagem do evento e as principais conclusões.